A chinesa JAC Motors vai produzir carros no Brasil abaixo de R$ 40 mil a partir de 2014, para aproveitar o potencial de crescimento do mercado nacional e a ascensão da classe C.
O presidente da montadora no País, Sergio Habib, que anunciou oficialmente ontem à tarde a construção da fábrica no polo industrial de Camaçari (BA), mostrou-se confiante com a perspectiva de vendas e afirmou que a decisão de investir R$ 900 milhões na unidade fabril já estava tomada independentemente das negociações com o governo federal para tentar flexibilizar as regras do decreto que elevaram o Imposto sobre Produtos Industrializados para os carros que não tivessem 65% de conteúdo nacional.
Sem entrar em detalhes em relação às conversas com o governo da presidente Dilma, Habib se limitou a dizer que acredita que haverá flexibilização. Além disso, acenou positivamente para o governador baiano Jaques Wagner, que em discurso, afirmou que, sem entrar no mérito, fica mais fácil negociar quando a empresa não fica de braços cruzados esperando a decisão do governo.
Serão investidos R$ 900 milhões na planta, sendo que 80% desse capital é nacional, do Grupo SHC, detentor dos negócios da JAC Motors no Brasil. Os 20% restantes serão investidos pela matriz.
A fábrica terá capacidade para produzir 100 mil unidades anuais em dois turnos e irá criar 3.500 empregos diretos e 10 mil postos indiretos. Ainda não está definido que modelo será produzido na planta. O tamanho total do terreno é de 5 milhões de metros quadrados.
O projeto da fábrica inclui um centro de desenvolvimento de novas tecnologias – como a adoção de um motor com sistema de alimentação flex e partida a frio por intermédio de pré-aquecimento de bicos injetores –, centro de estilo e design (previsão de 50 profissionais), laboratórios de acústica e controle de emissão de poluentes, pista de testes e centro de capacitação profissional, além das tradicionais etapas de produção, como armação de carrocerias, soldagem, pintura e montagem final. As fases de estamparia de componentes e produção de motores estão previstas para os próximos anos.
O valor não inclui investimento no desenvolvimento de produtos. A empresa vai lançar carros ajustados ao mercado nacional.
Habib assinalou que os 65% de conteúdo nacional, necessários para que a montadora não pague IPI maior, devem ser alcançados apenas no quarto ou quinto ano de operação da fábrica. E afirmou ainda que fornecedores tradicionais da companhia chinesa serão procurados pela JAC Motors Brasil, como a Johnson Controls, que tem unidade fabril no Grande ABC, a Bosch e a Delphi, que têm escritório em São Caetano.
MERCADO - Em relação ao mercado, a expectativa dele é de que até 2020 todo o setor terá venda anual de 5 milhões de carros novos.
E boa parte disso se dará pela entrada da classe C. O empresário estima que 9% que adquirem carros hoje estão fazendo a primeira compra de automóvel da vida, o que reflete o aumento do poder de compra da população. E mais: “Hoje 70% do que é vendido é abaixo de R$ 40 mil e eu gosto de vender carro.”
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
http://www.dgabc.com.br/News/5926690/jac-motors-oficializa-fabrica-na-bahia.aspx
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